
"Eu acredito que a cadência e a harmonia certas no momento certo podem despertar qualquer sentimento, inclusive o da felicidade nos momentos mais sombrios’’
(vincius gageiro marques - yoñlu)
uma alma inquieta, um turbilhão de emoções e dúvidas: assim deveira ser o íntimo do pequeno vinicius. em uma tarde de inverno, o suicídio. certa vez eu li em algum lugar: deve ser muito triste morrer sem ter vivido. mas vinicius viveu, tanto, que com apenas 16 anos nos deixou uma obra incrível. obra esta que tem recebido críticas muito positivas de pessoas renomadas no cenário artístico-cultural do rio grande do sul.
inteligentíssimo, extremamente culto e com um senso artístico fora do comum, vinicius passava horas trancado no quarto, conectado a internet e compondo. aprendeu a tocar bateria aos 4 anos de idade, depois, piano e violão. fora alfabetizado em francês e falava fluentemente várias línguas. depois de sua morte, sua obra incrível apareceu: são mais de 60 músicas gravadas em seu computador, a maioria delas consideradas perfeitas por quem entende do assunto.
quando o vinicius morreu e a notícia foi publicada, eu fui uma das primeiras pessoas a encontrar seu perfil no orkut. fiquei impressionada com a inteligência daquele menino. mais do que isso, fiquei encantada com a beleza de suas canções e com a sensibilidade que ele tinha pras artes, principalmente fotografia. o suicidio do vinicius foi programado por ele, combinado e divulgado em um site da internet. aos pais, deixou cartas, explicando o porque de sua decisão e pedindo a eles que não se sentissem culpado por sua escolha. falou também de suas músicas, dizendo que nelas encontrariam forças para superar a dor da perda.
eis que agora, quase dois anos depois de sua morte, a obra de vincius será lançada em um cd que receberá o nome de "yoñlu" (nickname utilizado por ele na internet). a obra póstuma é o testamento de um menino que fez suas escolhas. a revista época do mês de fevereiro publicou uma extensa matéria falando sobre o vinicius. no dia 24 de janeiro, o jornal zero hora também publicou uma matéria muito bem escrita sobre. vale a pena ler e saber um pouco mais sobre a vida e obra desse pequeno gênio que se foi tão precocemente.
Um comentário:
Será que ele já não sabia que assim suas músicas seriam conhecidas?
bjs
Postar um comentário