



eu e a minha mania de dormir tarde. pois ontem foi ótimo ter ficado acordada até mais tarde e ter escolhido o canal certo pra assistir. zapeando no controle remoto, parei na mtv (como quase sempre). tava começando o programa "viagem ao centro do brasil", apresentado pelo cantor e compositor pernambucano otto (já simpatizei de cara com o cara, pelo belo nome). a estréia dessa aventura televisiva aconteceu em 22 de setembro, portanto, o que assisti ontem foi a reprise do primeiro de uma série de oito episódios.
a idéia é simples: otto, mais um produtor da emissora e um câmera man a bordo de uma equipada fiat doblô, percorrem o país, pelos lugares mais remotos. idéia simples porém eficiente. é incrível a variedade cultural e geográfica desse país! no programa de ontem, a trupe saiu de brasília, em direção ao jalapão. e nesse circuito se depararam com uma dúzia de personagens que parecem ter saído de algum livro de ficção. dona romana, uma senhora conhecida na pequena natividade, interior do tocantins. a boa preta, além de benzedeira e curandeira, coleciona no fundo do quintal, obras de arte incríveis, produzidas por ela.
mais incrível ainda foi conhecer o moacir, um homem que vive no interior da chapada dos veadeiros. ele tem problemas de audição, fala e formação óssea. mas moacir faz arte. e da boa. superando todas as limitações físicas e motoras, moacir se dedica à pintura. alheio ao mundo exterior, ele produz telas incríveis, ondes os temas ilustram visões, monstros, imagens satânicas e místicas, fauna e flora da chapada, mesclando erotismo e sensualidade. moacir já havia sido descoberto há 15 anos pelo diretor walter carvalho, que em 2006 lançou um documentário chamado "moacir - arte bruta", recebendo uma indição ao grande prêmio cinema brasil de melhor documentário. fiquei encantada com as obras do tímido moacir.
o bacana disso tudo é a forma humana como o cantor se relaciona com os personagens que vai descobrindo ao longo do caminho. ele chega de mansinho, pede licença, entra na casa das pessoas, descobre lendas, histórias, lições de vida. e o povo o recebe muito bem, na ingenuidade de quem vive longe de tudo, sem ao menos se dar conta de que está mostrando ao mundo, o belo da cultura brasileira. me encantei.
e a viagem do otto segue. a cada episódio ele chega a outra cidade e mergulha em uma nova aventura. na real, o cara tá fazendo tudo o que eu sempre quis fazer: viajar. mais tarde, pelo telefefone, comentei com o otto (o meu, dessa vez) que o brasil tem lugares inimagináveis e que conhecê-los está entre meus projetos futuros. quem sabe um dia? porque não?
para assistir "viagem ao centro do brasil" - Sábado às 23h30. Reprise: Segunda às 23h30, Quarta às 0h
Um comentário:
Aninha, nos achamos nesse mundinho da blogosfera. Que surpresa boa! E que bom saber como andam as coisas por aí também. Quero conhecer mais desse projeto mesmo.
Seguirei acompanhando teus escritos por aqui.
Beijos ;)
Postar um comentário