7 de fev. de 2008


"otto e ana conheceram-se quando eram crianças. conheceram-se por acaso, as pessoas relacionam-se por acaso. é uma história de vidas circulares, com nomes circulares e um lugar circular (o círculo polar), onde o dia nunca acaba, por causa do sol da meia noite.

há coisas que nunca acabam e o amor é uma delas. tudo começa em 1980, quando eles têm oito anos e saem do colégio a correr por diferentes motivos. desde essa tarde começa a desenhar-se um círculo que só se completa dezessete anos mais tarde, quando ambos têm vinte e cinco anos.

por diferentes razões sem explicação, dois jovens estão sempre se encontrando. Esses fatos fazem com que eles passem a acreditar que o destino será uma união para sempre."

e por uma ironia do destino só fui conseguir assistir esse filme agora, quando tudo o que passou já não faz mais sentido. duas vidas, dois nomes circulares, dois destinos. opostos. a vida imita a arte, sempre foi assim. os dois amantes do filme acreditam no amor e sabem se entregar a ele sem reservas, sem medos ou mentiras.

os amantes da vida real brincaram com os sentimentos, foram imaturos e inconseqüentes. no cinema, o final feliz ou triste nada mais é do que uma escolha do diretor. na vida real, não se pode escolher. simplesmente aceitar. e o fim dói, e como dói.

Ficha Técnica:

Os Amantes do Círculo Polar
(Los Amantes del Círculo Polar, Espanha, França, 1998)

Títulos Alternativos: Amants du cercle polaire, Les / The Lovers from the North Pole / The Lovers of the Arctic Circle
Gênero: Drama, Romance
Duração: 112 min.
Tipo: Longa-metragem / Colorido
Palavras-Chaves: Finlândia, Círculo Ártico, Perda da mãe, mais...
Distribuidora(s): Cult Filmes
Produtora(s): Canal+, Sociedad, Sociedad General de Televisión S.A.