
santa maria precisa sair dessa pasmaceira, se livrar desse ranço de cidade provinciana. lógico que faltam anos luz pra que isso aqui se transforme numa metrópole. mas, podemos começar aos pouquinhos.
o principal argumento de quem é contra a abertura aos domingos é que o trabalhador precisa descansar. ok. mas também tem muita gente com potencial pra trabalhar que não se importaria de ralar o domingo inteiro. certo. mas e quando o trabalhador vai ficar com a família? e o tradicional almoço de domingo? oras, contratem um funcionário que não tenha família, seja solteiro, livre e desempedido e que troque um domingo solitário em casa por um dia de atividades em um mercado super lotado.
o desenvolvimento vem a partir do trabalho. trabalho gera renda. isso todo mundo sabe. em porto alegre tu consegue comprar no bourbon até às 22h de domingo. em são paulo, tu tem milhões de possibilidades no comércio aos domingos. bares, restaurantes, supermercados, tudo funciona. em buenos aires, temos o belo exemplo da calle corrientes, chamada pelos porteños de "a rua que nunca dorme". aqui em santa maria, se tu acordar um pouquinho mais tarde no domingo, não acha um lugar aberto pra almoçar. passar no super e comprar um miojo então, no way.na edição de hoje do diário de santa maria tem uma matéria sobre. vale ler os argumentos contra e a favor:
ARGUMENTOS
Pela abertura dos supermercados:
Livre iniciativa – Direito das empresas de funcionarquando quiserem, e da população de comprar com confortono horário e no dia mais adequados
Desenvolvimento regional – Com os supermercadosfechados, consumidores da região deixam de vir à cidadepara fazer compras, prejudicando outras atividades turísticas
Geração de empregos e renda – Com os supermercadosfechados, haveria o risco de aumento do desempregoe redução das vendas
Pelo fechamento dos supermercados:
Pelo fechamento dos supermercados:
Qualidade de vida – Em época de valorização da importânciade se ter qualidade de vida, estaria na contramãofazer os funcionários trabalharem aos domingos
Convivência com a família – Trabalhadores dossupermercados também têm o direito de passar o domingocom a família
Lazer – Aos finais de semana, há mais opções
participa da enquete e dá teu pitaco. a liberdade de expressão agradece.
mesmo que tu não seja de santa maria, pode votar também.
13 comentários:
apesar de não morar mais em santa maria, sou um dos que são a favor dos supermercados - e de todo comércio - abertos aos domingos.
pricipalente se isso propiciar mais vagas de emprego.
Concordo que o comércio, não só os supermercados, precisam abrir aos domingos, por livre e espontânea vontade dos empresários. Quem quer, abre. Cada um sabe como é sua concorrência, sua clientela, se é viável ou não abrir aos domingos.
Quanto aos supermercados, sou a favor da abertura, mas os proprietários destes estabelecimentos precisam pensar em uma remuneração coerente para quem trabalha nos domingos. Conheço pessoas que trabalham (ram) em diversos supermercados de Santa Maria e, é unânime a insatisfação com o pagamento. Tem gente que "bate o ponto" após as 8 horas de trabalho, porém continua trabalhando até 12 horas na empresa. Detalhe: sem receber hora extra, nada a mais por isso. Salários de R$460,00. E daí, é justo fazer estas pessoas trabalharem num domingo com um salário desses, depois de ter trabalhado 48 horas na semana?!
É preciso pensar em todos como seres humanos, senhores empresários. Tanto nos funcionários que trabalham aos domingos quanto nas pessoas que têm apenas o domingo para fazer suas compras.
E tenho dito.
Beijinho, Aninha!
Domingo é um dia ótimo pra ir às compras, passear. Sem correria, sem loucura, parece até filme. Pena que nossa cidadezinha natal ainda coloque impecilhos pra essas coisas.
Bom eu acredito que colocar mais pessoas para trabalhar não vai acontecer. Até por que o rodizio de funcionarios seria inviavel pros mercados em questão de custos. Eu queria os mercados abertos nos domingos mas a parte economioca e a cultura de Santa MAria não é para isso. Infelizmente vamos ser ainda provincianos. Alias estamos so no transito como uma cidade grande de resto never.
Olha, desde que os supermercados pararam de abrir aos domingos, nunca mais fiz um rancho decente.
É que tenho pavor de supermercados (chego me arrepiar perto da balança do hortifruti) e no horário que posso ir, eles estão sempre lotados. Resultado: compro correndo, só pra fugir do lugar.
Entendo que os trabalhadores queiram ter folga aos domingos. Eu também gostaria de passar todos os domingos e feriados em casa, mas não dá.
Pra mim, o ideal seria assim: os supermercados que quiserem abrir aos domingos, abram. Quem não quiser trabalhar neste dia, não procura emprego lá. Ponto.
Se ter folga no domingo é mais importante, recuse a vaga.
Sei que isso soa simplista, mas enfim, fazer com que uma cidade inteira não tenha mercado no domingo só para ter um dia de descanso me parece egoísta e estúpido.
(Sia', fiz comentário grande porque faz horas que não venho aqui. Como estás, minha flor?)
Beijinhos
Lembro que antes de trabalhar em jornal, eu ia almoçar com meus pais no domingo lá em Chapecó e morria de dó dos garçons, que tinham que ficar se estrebuchando pra atender um milhão de pessoas em vez de ficar com a família..aquela coisa toda...Agora q eu tb trabalho no domingo, concordo com a Tati. Quer moleza, senta no colo do vovô
Meus Deus do céu !
Quando S. Maria vai amadurecer e honrar as seis ou sete universidades que têm ?
Imaginem vários ônibus de turistas passando por S. Maria num domingo e querendo ir aos shoppings e supermercados...e encontrando tudo fechado. Depois imaginem estes turistas querendo trocar seus dólares num sábado ou domingo no centro da cidade...e descobrindo que a cidade cultura não tem casa de câmbio.
Imaginem se bombeiros, policiais, enfermeiros, médicos,farmácias,motéis, hospitais, guardas de banco, taxistas, telemotos, etc...todos copiassem os mercados e shoppings da cidade e também paralizassem suas atividades.
Vamos acordar gente !!!
O que é bom pro resto do Brasil só não é bom pra Santa Maria ?
Quanto provincianismo, meu Deus !
Santa Maria tem cerca de 45.000 desempregados (consultem o SINE pra ver) e os que estão empregados fazendo boquinha pra não trabalhar aos domingos ? Todo mundo, em qualquer emprego, está querendo ganhar hora extra e o pessoal dos mercados não quer ?
S. Maria tem caveira de burro enterrada mesmo !
Beijo
James Pizarro
é. também acho que esse negócio do sindicato, do povo não trabalhar no domingo, é pura sacanagem. essa gente não daria pra jornalista never. ora não trampar no domingo... da onde isso?
vamos apoiar o abaixo assinado da Cacism e lotar de assinaturas as folinhas que estão circulando pelos mercados para recolher assinaturas dos consumidores que querem s estabelecimentos abertos aos domingos.
já assinei no big e no rede vivo tb estão recolhendo assinaturas.
www.silvalina.wordpress.com
eu já assinei, em plena feira do livro. até o gabriel assinou, ele tem cpf!
EHEHEH.... vi agora teus comentários e tal... concordo... nem pra jornalista e nem pra um monte de coisa, secretária de hospital, atendente de um monte de coisas, camelô, restaurante... viché... isso é costume de cidade pequena, o pior que Santa Maria não é tão pequena assim, qualquer outra cidadezinha do rio grande do sul onde tem Nacional ou Zaffari eles estão abertos aos domingos... Sacanagem literal..
Beijos
Olha... é uma situação "foda" como eu mesmo diria.
De um lado estão os consumidores que gostariam de poder ir às compras no domingo (às vezes é um lance meio emergencial) e, é claro, os donos de supermercados que gostariam de faturar mais.
Do outro temos os empregados que realmente não podem trabalhar 7 dias por semana, PRINCIPALMENTE se o salário é ridículo e/ou não pagam horas extras. Banco de horas é a puta que os pariu!
O CORRETO seria haver um certo rodízio de empregados OU que os (super)mercados e lojas tivessem uma galera que só trabalhasse no domingo. OK, não entendo POHA nenhuma de leis trabalhistas e tal, mas essa é minha visão.
Ouvi dizer que na Alemanha é PROIBIDO neguinho trabalhar mais do que 4 dias por semana. Sendo assim há um belo rodizio de pessoas trabalhando na mesma empresa. Mas como não fui lá pra comprovar e nem conheço gente natural de lá... fica nessas.
Eu sou a favor que abram domingos, feriados, madrugadas... ué, me é confortável!
E também acho que isso gera possibilidade de renda pra quem é ocupado durante a semana ou não tem nada para fazer nos domingos.
O problema é COMO as empresas usariam essa liberdade.
O problema seria se os funcionários da semana fossem obrigados a trabalhar no final de semana. Se as exigências aumentassem.
A oferta de mão de obra está cada vez maior e as empresas costuma usar isso em seu proveito para aumentar as exigências ao máximo, pagando o mínimo. A boa e velha "não gostou? Tem quem queira".
ISSO sim é o problema de se permitir que se abram mercados no domingo ou não. Acho que é essa a altura do buraco que deve ser pensado.
Tudo poderia ser liberado, tudo poderia ser melhor, mais fácil e mais funcional... não fosse a falta de responsabilidade e humanidade das pessoas e a ganância sempre crescente.
Postar um comentário