8 de abr. de 2008

200 anos de imprensa no brasil.

em 2008 a imprensa brasileira comemora 200 anos. e foi pensando nisso e também para "me homenagear" pelo dia do jornalista, comemorado ontem (7 de abril), que resolvi pesquisar alguma coisa sobre uma dúvida que me perturba: qual é realmente o dia do jornalista??

há divergências. tanto que para homenagear os profissionais da imprensa, foi feita uma pesquisa sobre essa data, qua acabou apontando outros dias como possíveis "dias do jornalista". fica até difícil saber qual é a mais correta. são elas:

24 de janeiro - essa data foi escolhida por ser o dia de são francisco de sales (bispo e doutor da igreja católica). são francisco é o padroeiro da profissão (taí uma coisa que eu não sabia).

29 de janeiro - essa é a data mais citada nos calendários comemorativos, porém, existem poucas referências sobre sua escolha. li que seria uma homenagem ao jornalista e abolicionista josé do patrocínio (queria muito ter esse cara como amigo! ter um patrocínio por perto é sempre bom! (legítimo trocadalho do carilho)). 29 de janeiro de 1905 é a data de falecimento do cara, daí a referência.

16 de fevereiro - escolhida por ser o dia do repórter. mas a gente sabe muito bem que jornalista tem muito mais funções do que só repórter.

07 de abril - instituída pela associação brasileira de imprensa em homenagem a joão batista líbero badaró, médico e jornalista, que morreu assassinado por inimigos políticos, em são paulo, em 22 de novembro de 1830. no entanto, sua morte gerou um grande movimento popular em 07 de abril de 1831, fato que levou à abdicação de d. pedro I. para homenagear badaró criou-se o dia do jornalista (07 de abril).

03 de maio - data da liberdade de imprensa, decretada pela onu em 1993.

01 de junho - dia da imprensa que durante 192 anos foi comemorado, erroneamente, em 10 de setembro (atribuía-se à gazeta do rio de janeiro, jornal oficial do império, ser o primeiro jornal brasileiro). no brasil, a imprensa surge em 1808, quando passou a circular, em 1º de junho, o "correio braziliense", editado em londres por hipólito josé da costa.

estas informações todas eu li em "história da imprensa no brasil", do nelson werneck sodré - leitura obrigatória de qualquer jornalista sobre a formação da imprensa no brasil.

enfim, apesar das divergências, prefiro pensar que nosso dia é aquele que começa cedo, começa atribulado, onde pautas caem, tragédias acontecem, o editor dá uma bronca, a hora do fechamento te engole e ao final vem aquela maravilhosa sensação do dever cumprido e do trabalho bem feito. dia do jornalista são todos os dias do ano. porque ser jornalista é um estado de espírito.

Nenhum comentário: