15 de jul. de 2009

medo sim.

foto: marilice daronco - diário de santa maria.

tô preocupada com a gripe. mesmo. enquanto algumas pessoas - e principalmente governos -insistem em dizer que tá tudo sob controle, não paro de receber notícias de que amigos de amigos estariam internados. os médicos dessas pessoas não dizem o motivo da internação. mas as infecções generalizadas, pneumonias, são todas 'do além'. pessoas saudáveis, internadas de uma hora pra outra.

e os órgãos públicos seguem dizendo que não há motivo pra pânico. insistem em dizer que a gripe comum mata não sei quantos mil por ano e agora as pessoas estão apavoradas por causa das mortes em decorrência do vírus h1n1. então, a culpa é deles, que nunca nos informaram que a gripe comum mata as pencas.

na escola do meu filho, as férias de inverno foram adiantadas. começaram hoje. isso porque uma funcionára está em casa, afastada, desde a última terça-feira, com suspeita de infecção pelo vírus. sabem porque suspeita? porque no país só existem três laboratórios capazes de identificar a doença. por conta disso, em santa maria, há 17 dias não chega nenhum resultado de exame. em passo fundo, três mortes em cinco dias. ninguém confirma a causa como sendo a gripe, mas há suspeitas.

é ou não é pra se preocupar? e o cara de 24 anos que morreu no husm, na madrugada de quarta-feira, por insuficiência respiratória? até agora não sabem se ele contraiu ou não o vírus. é um absurdo.

acho que tanta conversa mole e panos quentes sobre esse assunto é porque deve ser muito difícil para um governo, seja ele municipal, estadual ou federal, admitir para uma população inteira que 'não, nós não temos a situação sob controle', 'não, nós não somos capazes de proteger a população'.


o que podemos fazer é seguir as medidas de segurança informadas pelo ministro da saúde. e rezar. porque a coisa tá feia. e eu tô apreensiva.

Um comentário:

Anônimo disse...

é, tô sabendo que fudeu msm...
teve até reunião a portas fechadas hoje no husm. babado do ruim, infelizmente!

e tem funcionários do husm infectados já, inclusive esse q faleceu era vigia por lá, se não me falha a memória...

feio! mto feio!

o negócio é fechar as portas e se cuidar, não adianta!

bjoca