7 de fev. de 2011

faroeste caboclo nas telas

taí uma das notícias que mais gostei de ler nesse início de ano: faroeste caboclo, a saga de joão de santo cristo, vai virar filme. a letra narra a desgraça de joão, desde seu nascimento até sua morte, no duelo com seu principal inimigo e traidor, jeremias. joão de santo cristo é, na verdade, um homem que não pode fugir de seu destino.

talvez isso nem renato russo tenha imaginado um dia. ou, talvez, sim. já que a letra de 9 minutos é um roteiro musicado. o bacana é que agora, o triângulo amoroso entre maria lúcia, joão de santo cristo e jeremias vai ganhar ares de sétima arte e se imortalizar nas telas.

faroeste caboclo é um clássico do rock nacional, lançado pela legião urbana em 1987, no terceiro álbum da banda (que país é esse?) e embalou muitas gerações. até onde as informações dão conta, a verba para o filme já foi liberada, as locações no distrito federal já foram escolhidas e parte do elenco já está acertado. ísis valverde será maria lúcia. fabricio boliveira dará vida à joão de santo cristo e o maconheiro sem-vergonha do jeremias será interpretado por felipe abib. resta saber quem fará o neto bastardo de seu bisavô, o peruano que vivia na bolívia, sempre dizia que um negócio ele ia começar. e seu nome era pablo.


faroeste caboclo é uma co-produção gávea filmes, europa filmes, república pureza filmes e globo filmes, com orçamento de r$ 6 milhões. o filme será ambientado no final dos anos 70, época em que renato russo escreveu a canção, e o roteiro vai ser fiel aos 159 versos da letra. o filme tem roteiro de paulo lins (cidade de deus) e direção do brasiliense rené sampaio. confira mais informações no site oficial do filme.

essa música marcou época. confesso que me doía o coração cada vez que eu ouvia. imaginava a cena do joão caindo morto, olhando pras câmeras de tv, um prenúncio de toda essa espetacularização midiática que vivemos, o chamado "showrnalismo". acho que o filme tem tudo pra dar certo. o roteiro é bom e os produtores prometem ser fiéis ao que renato russo escreveu. tô na expectativa!


Um comentário:

Léo Santos disse...

Puxa vida! Por mais que tu tenhas gostado da notícia, decerto não gostou como eu. Me pergunto desde criança: - Por que Faroeste Caboclo nunca foi filmado? Enfim... Esperarei ansiosamente e espalharei a notícia.

Um abraço!