31 de jan. de 2011

um presente de (pra) dinda

minha dinda e minha afilhada, que é dinda do meu filho. coisas de uma família quase normal.


eu queria que o mundo inteiro conhecesse a minha dinda. é clichê, mas assumo os riscos em afirmar: a minha é a melhor do mundo. não tem outra igual a ela. autêntica, sincera, divertida, inteligente, conselheira, compreensiva, amorosa, justa, prática como eu.

a lembrança mais forte que eu tenho dela vem de uma fotografia antiga, onde ela aparece num modelão anos 70, meio hippie, bossa nova e rock n' roll. cabelão, óculos escuros, um lenço na cabeça, calça boca de sino e muita, muita atitude (aliás, dinda, onde anda essa foto?). minha dinda foi menina "di porto", enquanto suas outras tantas irmãs (inclusive minha mãe) foram nascidas e criadas na santa maria da boca do monte - daí se explica toda a postura de contestação da jovem moça naqueles anos difíceis.

minha dinda é caçula. daí se deve a facilidade de comunicação que ela tem com gente da minha geração. minha amada dinda é pedagoga. o que significa ter uma didática incrível para lidar com pessoas como eu, essas que devezenquando têm chiliques e agem como uma criança mimada. minha graciosa dinda é linda de viver. e, apesar dos golpes da vida, sempre manteve uma gargalhada contagiante e cultiva com propriedade um humor ácido e inteligente. minha dinda sempre me viu como eu realmente sou. conhece e aponta sem medo todos os meus defeitos. nunca colocou panos quentes nos meus desatinos, porque ela administra bem algumas das mais importantes funções das madrinhas: cuidar e ensinar.

hoje é aniversário dela. e eu queria que a minha dinda vivesse 100 anos, porque sei o tanto que ela me faz falta só por morar ali em porto alegre. e mais do que isso, eu queria saber transmitir a ela o tanto de amor que tenho no meu coração, o tanto de reconhecimento por tudo o que já me concedeu na vida. queria saber agradecer pelo presente que me deu, quando me colocou a filha caçula - jéssica - nos braços para que eu a batizasse e tentasse, ao menos um pouquinho, ser uma dinda tão especial quanto a minha é pra mim.
minha dinda sapeca! eu te amo.

2 comentários:

dinda disse...

minha querida
que presente esse que me emocionou tanto...tanto.
sabe q te amo,e sei q é recíproco,tu já me mostrou esse amor de tantas maneiras,e talvez seja a melhor forma de amor:te enxergar como és:uma pessoa maravilhosa,q por vezes se esconde,brigona? bem vinda,brigamos por nossas idéias e isso faz a diferença.
obrigada por esse relato tão lindo.bjs

Unknown disse...

Olha concordo com tudo, com uma pontinha de inveja de nunca ter dito isso dessa forma para a minha mãe (a senhora da foto), mas ela entende que preciso da intimidade para isso. Ela chorou e eu fiquei muito feliz por ver essa homenagem. Muito obrigada!